Filosofia da Educação (ARANHA, 2006)
Desde muito cedo, escutamos que estudando poderíamos crescer na vida e ganhar muito dinheiro. A crença otimista da escola como “instrumento de equalização”, ou seja, como meio de tornar iguais as chances para indivíduos que pertencem a classes diferentes, também atraiu muitos teóricos da educação.
Durante as décadas de 60 e 70 do século passado, diversos intelectuais franceses (oriundos principalmente das ciências sociais) chegaram praticamente na mesma conclusão: a ideia da função equalizadora da escola era ingênua, porque, em vez de democratizar, a escola reproduz as diferenças sociais, perpetua o status quo e, por isso, é um instituição altamente discriminatória e repressiva.
Alguns autores:
BOURDIEU E PASSERON: A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
ALTHUSSER: A ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO
BAUDELOT E ESTABLET: A ESCOLA DUALISTA
Fonte: FICHAMENTO capítulo 15 do livro Filosofia da Educação (ARANHA, 2006)
Durante as décadas de 60 e 70 do século passado, diversos intelectuais franceses (oriundos principalmente das ciências sociais) chegaram praticamente na mesma conclusão: a ideia da função equalizadora da escola era ingênua, porque, em vez de democratizar, a escola reproduz as diferenças sociais, perpetua o status quo e, por isso, é um instituição altamente discriminatória e repressiva.
Alguns autores:
BOURDIEU E PASSERON: A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
ALTHUSSER: A ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO
BAUDELOT E ESTABLET: A ESCOLA DUALISTA
Fonte: FICHAMENTO capítulo 15 do livro Filosofia da Educação (ARANHA, 2006)
BIBLIOGRAFIA
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação, 3ª edição, editora Moderna 2006
ALTHUSSER, Louis. Idelologia e Aparelhos Ideológicos do Estado; Tradução Joaquim José de Moura Ramos. Editora Presença Ltda, Lisboa/Portugal (sem data)
Comentários
Postar um comentário